Projeto Samuzinho


Projeto Samuzinho leva orientação às escolas e consegue reduzir trotes
                   Por meio de uma parceria da Secretaria de Educação e da Secretaria de Saúde foi lançado em Patos de Minas o Projeto Samuzinho. Os profissionais do setor visitam as escolas da cidade, conversam com os alunos sobre o trabalho realizado e passam números importantes do atendimento realizado na cidade. O Samu é um Atendimento Móvel de Urgência 192 que tem por finalidade prestar socorro à população em casos de urgência e emergência.
           De acordo com o banco de dados do SAMU em Patos de Minas no ano de 2009 houve um total de 33991 chamadas, nas quais 25700 atendimentos, 2908 foram trotes e 4234 outros atendimentos. Os trotes representaram cerca de 10% das chamadas, o que gera gastos desnecessários que poderiam ser remetidos para outros fins. É necessário dizer que após iniciado o projeto samuzinho houve redução  de 50% dos trotes
            O alto índice de trotes recebidos pelo Serviço Atendimento  Móvel de Urgência (SAMU) em Patos de Minas  motivou a criação deste importante projeto educativo, no qual os alunos das escolas recebem noções básicas de primeiros socorros e são orientados sobre o quanto o trote é prejudicial e como podem mudar o destino de outras pessoas. Os jovens também recebem orientações sobre saúde pública, educação no trânsito e socialização.  
 A maioria dos trotes são realizados por crianças, e, por isso, surgiu a ideia da ação educativa nas escolas. Esperamos que ao entender mais sobre o trabalho prestado pelo Samu, os participantes também se conscientizam do quanto é importante as linhas telefônicas estarem desocupadas para atender as pessoas que realmente precisam do atendimento.               
            Ao final das atividades a equipe responsável pelo projeto organiza uma solenidade especial para entrega de certificados aos alunos participantes do projeto. Neste ano, as aulas do projeto começaram em agosto e terminam em novembro.
 
A equipe do samu agradece gentilmente aos professores, diretores e alunos da escola Maria Inez de Queiroz que participaram neste ano do projeto.
           

4 comentários:

  1. Muito bom esse projeto, vcs estão de parabéns...
    vcs serão os multiplicadores destas ações

    ResponderExcluir
  2. agora sim a 701 esta mostrando o seu potencial

    ResponderExcluir
  3. eu to falando que a 701 esta comessando a se mostra o se potencial que ta escondido em algum lugar J.P 701

    ResponderExcluir
  4. É isso ai 701.Parabéns!!!Se vocês quiser poderão ser vencedores!!!!

    ResponderExcluir